quarta-feira, 11 de junho de 2014

FÉRIAS

Olá, turma! Que bom que as férias chegaram. Vocês terão muitos momentos de alegria na família, nos passeios, nos jogos do Brasil e nas atividades divertidas que estão no blog. Confiram!

Seguem algumas orientações para os trabalhos de literatura e revisão de Português.
Depois das férias, todos devem ter lido os dois livros adotados A FLAUTA MÁGICA e CONTO DE ESCOLA.
As trocas foram orientadas para serem feitas em sala. Caso não tenha ocorrido, é preciso providenciar.

Faremos um portfólio, ou seja, uma coletânea de todas as atividades dos livros. Seguem as orientações.

A FLAUTA MÁGICA
  • Criar um CD - trilha sonora-
  • Gravar cinco músicas, que você escolher. Escrever no encarte a letra da música  e justificar o motivo da escolha.  Link que para orientá-lo na execução do encarte.   http://www.baixaki.com.br/download/disketch-cd-label-software.htm
  • Assistir ao vídeo indicado no blog.  A Flauta Mágica: ópera no Metropolitan, Nova York.
  • Criar  uma página do face book com o/a personagem que você escolher. Essa folha será desenhada. Criar o perfil do personagem escolhido,  convidar amigos para participar da página.  Veja um modelo: lembre-se de que são muitos os personagens em A Flauta Mágica
  • http://www.youtube.com/watch?v=RwSK_wZX8Uc
CONTO DE ESCOLA
  • Fazer o roteiro das atividades que estão no blog. Atividade I,II e III.
  • Fazer uma entrevista com uma pessoa, de preferência com mais de cinquenta anos, sobre sua vida escolar. Perguntar onde e quando o entrevistado estudou, em que se formou, professores, fatos e matérias que marcaram a vida escolar. Seja criativo em suas perguntas. Aproveite para saber que tipo de punição havia na época em o seu entrevistado estudava.
  • Criar  uma página do face book com o/a personagem que você escolher. A folha será desenhada. Criar o perfil do personagem escolhido, acrescente e convite amigos para participar da página.  Veja um modelo:

ATIVIDADES PARA O LIVRO "CONTO DE ESCOLA"


Conto de escola em quadrinhos :Machado de Assis por Silvino.
ATIVIDADE NÚMERO I
Identifique a ideia principal de cada um. Identifiquem o(s) parágrafo(s) que conta(m):
- A dúvida do narrador, se vai ou não para a escola naquela segunda-feira.
- Como era o pai de Pilar.
- Por que o pai queria que ele fosse caixeiro.
- Como era o mestre.
- Como era Raimundo.
- Como era Pilar.
- Como era o Curvelo.
- Em que época política estava o Brasil. -

 ATIVIDADE NÚMERO II
Como era a aula?
- O que a classe fazia quando o professor entrava na sala?
- O que é rapé?
- Como eram os castigos físicos e verbais na escola e na família?
- Na situação do Raimundo, que estava com dificuldade de fazer a lição e tinha muito medo do pai, que era seu professor, como você agiria?
- O que você achou da atitude do Raimundo?
- E se você fosse Pilar, aceitaria receber a moedinha, em troca de um favor?
- Se você fosse Curvelo, como agiria se tivesse presenciado a mesma cena que ele presenciou?

ATIVIDADE NÚMERO III
Explique a frase final: "E contudo a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação; ..."
Escreva outros exemplos de situações de corrupção e de delação.
Cite os adjetivos correspondentes a esses substantivos: aquele que faz uso da corrupção é
E aquele que faz uso da delação é.
Você sabe que a expressão popular "dedo-duro" corresponde a delator?
Escreva o que você acha dessa prática na sala de aula. 
Faça as atividade  em folha separada, para ser colocado no portifólio das atividades de leitura.

ÓPERA : A FLAUTA MÁGICA

Assistam ao vídeo para conhecer melhor a história.

http://www.youtube.com/watch?v=RwSK_wZX8Uc

Orientações:
Uma das atividades depois da leitura do livro "A Flauta Mágica" é a criação da trilha sonora da história.
Deixarei os programas que ajudarão na elaboração do encarte.

Deixarei os programas que ajudarão na elaboração do encarte.
http://artworkcreator.duplicationcentre.co.uk/

http://www.baixaki.com.br/download/disketch-cd-label-software.htm

Bom trabalho!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

É GOL!

https://www.youtube.com/watch?v=jQZQ4D21dyg
Vem que vai começar
Um mundo num só lugar
Cada canto do meu país
Tem sede de ser feliz

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar

Juntos vamos fazer
O sonho acontecer
Seja em qualquer lugar
A galera vai cantar

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar

Eu sou da torcida, da felicidade
Faço nesse sonho a realidade
Mundo inteiro dando um show
Vamos num só ritmo
Eu quero a raça, eu quero a taça
Galera grita gol

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô
Eu quero gol, eu quero gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
Vamos juntar o mundo todo
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
(Vamos celebrar, vamos celebrar)
Vamos juntar o mundo todo pra batucar
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
(Eu quero gol)
Vamos juntar o mundo todo
Ôô ôô ôô
Eu quero gol!

Substantivo

Estude brincando!

http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm

Substantivo - Estudo


Número
Plural de "sol"
(...)
Mas você pode ter certeza
de que seu telefone irá tocar
em sua nova casa
que abriga agora a trilha
incluída nessa minha conversão.
Eu só queria te contar
que eu fui lá fora
e vi dois sóis num dia
e a vida que ardia
sem explicação...
.
A letra acima foi extraída de "O segundo sol", canção de Nando Reis. Será que a palavra "sol" tem plural? Tem, sim. Não importa que exista apenas um sol. Essa palavra portuguesa pode perfeitamente ser pluralizada. O plural de "sol" é "sóis".
Qual é a regra que está por trás disso? Os substantivos terminados em "-al", "-el", "-ol" e "-ul" fazem o plural pela transformação do "l" dessas terminações em "-is".
sol/sóis
guarda-sol/guarda-sóis
canal/canais
papel/papéis
As exceções são "mal", "real (quando nome de moeda) e cônsul, cujo plural é, respectivamente, "males", "réis" e "cônsules".
É preciso lembrar que em "sóis", por exemplo, temos um ditongo aberto, "ói", que é tônico e deve ser acentuado.
No caso de "guarda-sol" temos uma palavra composta formada por um verbo, "guarda", e um substantivo, "sol". Para formar o plural em casos como esse, só o substantivo deve ser alterado.
o guarda-sol
os guarda-sóis.