quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SCRAP BOOK


SCRAP BOOK

 

Os trabalhos sobre os livros da Cecília Meireles estão expostos no corredor da biblioteca do Colégio São Paulo e podem ser visto por todos.
No depoimento dos alunos é possível perceber o envolvimento e a dedicação de todos.
Confira nos vídeos e nas imagens postados.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O SEGREDO DA NUVEM

Olá, meninos e meninas!
Novo livro para o dia 14 de novembro:
O segredo da nuvem, de Ignácio Loyola.
Adquira seu exemplar e aventure-se.
No dia 14 haverá uma avaliação de leitura e você deve apresentar o roteiro no caderno de produção.
A folha do roteiro já foi entregue em sala.
Mãos à obra.
Boa leitura.


Sugestão de roteiro para análise literária

              Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.
           O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar você a compreender os elementos das histórias narrativas contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.

  1. Identificação

Autor

Obra

Edição

 
 


Local e data de publicação
  1. Pesquisa

Biografia do autor

     3. Estrutura da obra

a. Assunto — principal acontecimento sobre o qual gira a história.

b. Mensagem — pensamento ou conclusão do leitor a respeito da história.

c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.

O enredo apresenta os seguintes elementos:

• introdução — momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor diante do que irá ler.

• complicação — parte da história em que são desenvolvidos os conflitos.

• clímax — momento culminante da história, de maior tensão e suspense.

• desfecho — solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
d. Justificativa do título — o porquê da escolha do título.

e. Verossimilhança — análise da “veracidade” da história, de sua lógica interna, isto é, os fatos, mesmo inventados, devem ser verossímeis; o leitor deve acreditar no que lê.

f. Personagem — ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história.
Pode ser:
• principal — mais importante no desenrolar do enredo. (É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens.)
A personagem principal pode ser protagonista (quando apresenta características que a fazem sobressair-se), ou antagonista (quando se opõe ao protagonista e atrapalha sua ação).
• secundária — personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente.

g. Espaço — lugar onde ocorrem as ações das personagens.

h. Ambiente — espaço com as características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.

i. Tempo — análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
Pode ser caracterizado quanto à:
• duração — o tempo que a história levou para ocorrer. Quando não há indicações de tempo, pode-se deduzir, pela lógica, analisando os acontecimentos do enredo.
• época — o pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode- se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos.

j. Narrador — identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história (primeira pessoa) ou conta a história de outras pessoas (terceira pessoa).

k. Linguagem — identificação do tipo de linguagem utilizada pelo autor:
coloquial, regional etc.

l. Estrutura textual — analisar e relacionar as principais estruturas textuais que aparecem na obra: narração, descrição, diálogo,dissertação, informação etc.


  1. Opinião

        É importante dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
       Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções que a obra provocou em você.

       Por último, é bom avaliar o que a obra trouxe para você, em termos de aprendizado e enriquecimento.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

QUINTETO ARMORIAL



Pesquisa realizada pela aluna Valentina. Vide blog da Valentina.
Desafio:
Vamos confeccionar esse quadro para a Mostra Cultural?
Faremos um quadro e toda a turma participa na sua confecção.
Responda no comentário abaixo e deixe sua sugestão de como
e que tipo de  material usar para confeccioná-lo.

Mais uma figura para ser trabalhada para a Mostra Cultural


DIA -D - DIA DRUMMOND