domingo, 31 de maio de 2015

ATUALIZANDO NOSSO BLOG

Queridos alunos!
Viste o site abaixo:
http://letras.mus.br/palavra-cantada/881717/

O blog na segunda etapa precisa ficar muito melhor!
Tem gente que já está com todas as postagens em dia. Precisamos caminhar juntos.
A última biografia pedida é do Ziraldo. Capriche na escolha dos quadrinhos e faça uma história em quadrinhos de sua autoria.
Os livros já estão disponíveis na biblioteca.
Vamos começar pela Viagem aso centro da Terra. Atenção ao tradutor de Julio Verne, caso você não vai adquiri-lo no Colégio. Tradutor: Cláudio Fragata.
Aproveite para estudar substantivos e adjetivos nos sites indicados. Aprenda divertindo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Passei por aqui só para deixar uma dica de como fazer belas histórias em quadrinhos.
Deixe seu comentário.
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ESTUDE BRINCANDO SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS

http://www.ienh.com.br/download/trabalhos4as/flexoes.htm

ESTUDO DOS SUBSTANTIVOS

OBJETIVOS DO ESTUDO:
  • Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases;
  • Identificar o número do substantivo em textos e frases;
  • Identificar o grau do substantivo em textos e frases;
  • Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo;
  • Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero, número e grau;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras;
  • Utilizar a linguagem para expressar ideias, considerando a linguagem das outras pessoas.
Os substantivos fazem parte das classes gramaticais variáveis. Um substantivo pode variar em gênero, número e grau. Entenda o que quer dizer cada uma dessas flexões.

GÊNERO

Os substantivos masculinos são antecedidos pelo artigo "o". Como exemplo temos os substantivos o lança-perfume, o tapa, o champanha, o dó, o diabetes.
Já os substantivos femininos são antecedidos pelo artigo "a". É o caso de a agravante, a bacanal, a fênix, a alface, a ênfase, a poetisa.
A maioria dos substantivos têm duas formas: uma para o masculino, e outra para o feminino. São os substantivos biformes. Veja algumas regras de formação do feminino:
1) Substantivos terminados em -o mudam para -a. o sapo = a sapa o canário = a canária o piloto = a pilota
2) Substantivos terminados em -ão mudam para -ã, outros para -oa e ainda para -ona (neste caso, em aumentativos). o capitão = a capitã o tecelão = a tecelã/ teceloa o chorão = a chorona
3) Substantivos terminados em -or formam o feminino com o acréscimo de -a. o doutor = doutora o coletor = coletora o trabalhador = trabalhadora
4) Alguns substantivos terminados em -or podem fazer feminino mudando essa terminação para -eira. o arrumador = a arrumadeira o lavador = lavadeira o trabalhador = trabalhadeira 0 sufixo -eira pode indicar qualidade e, portanto, adjetivação: mulher trabalhadeira; pessoa faladeira
5) Alguns substantivos com terminação -e podem fazer o feminino mudando a terminação para -a. o infante = infanta o governante = a governanta o elefante = a elefanta
6) Substantivos terminados em -ês, -L e -z fazem o feminino com o acréscimo de -a. o freguês =a freguesa o oficial = oficiala o juiz = juíza
Há ainda substantivos que são masculinos ou femininos, conforme o sentido com que se acham empregados:
a cabeça (parte do corpo)/ o cabeça (o chefe) a grama (relva)/ o grama (unidade de peso)

NÚMERO

Os substantivos no singular indicam um único ser, ou uma ideia coletiva. Como exemplos temos cão, coração, amor, pai, país, grupo.
Os substantivos no plural indicam mais de um ser (com exceção dos coletivos). Como exemplo temos cães, corações, amores, pais, países.
Vamos observar as regras gerais das flexões de número dos substantivos.
Quanto ao número, os substantivos podem ser flexionados em: singular ou plural. O indicativo de um substantivo no plural é a terminação “s”:
Exemplo: o colega > os colegas
a menina > as meninas
Porém, há algumas particularidades no que diz respeito ao plural dos substantivos. Vejamos algumas:
a) No geral, os substantivos terminados em al, el, ol, ul, troca-se o “l” por “is”:
Exemplos: jornal > jornais
papel > papéis
barril > barris
anzol > anzóis
azul > azuis
b) Os substantivos terminados em “r” e “z” são acrescidos de “es” para o plural:
Exemplos: amor > amores
luz > luzes
c) Caso o substantivo terminado em “s” for paroxítono, o plural será invariável. Caso seja oxítono, acrescenta-se “es”:
Exemplos: ônibus > ônibus
país > países
d) Os substantivos terminados em “n” formam o plural em “es” ou “s”:
Exemplos: abdômen > abdômens
pólen > polens
e) Os substantivos terminados em “m” formam o plural em “ens”:
Exemplo: homem > homens
viagem > viagens
f) Os substantivos terminados em “x” são invariáveis no plural:
Exemplo: tórax > tórax
xérox > xérox
g) Os substantivos terminados em “ão” têm três variações para o plural: “ões”, “ães” e “ãos”:
Exemplos: eleição > eleições
pão > pães
cidadão > cidadãos

GRAU
Quanto ao grau, os substantivos podem variar entre aumentativo e diminutivo.
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
a) sintético – acréscimo de sufixos ao grau normal.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
b) analítico – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem idéia de aumento ou diminuição:
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.

domingo, 17 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA


Queridos alunos.
Leiam com atenção a programação da etapa.
Marcaremos juntos, em sala, as datas de cada atividade e da conferência das leituras.






CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS — 2ª Etapa/2015 – 6º Ano

Profa. Maria de Lourdes
Data: 15/02
 “Começa simplesmente a fazer o bem; naturalmente, você se sentirá impelido a fazer mais e mais, tornando-se melhor.” Santo Antônio Maria Zaccaria


Querido/a  aluno/a
Uma maneira de controlar o seu tempo é deixar de fazer tudo sobre pressão e em cima da hora.
A melhor saída é ir se organizando aos poucos com relação a como estudar ao longo do ano: com calma e sem pressões, sem deixar para estudar na véspera das provas e ser obrigado/a  a passar noites em claro para fazer aquilo que deveria vir fazendo há muito tempo.
Quanto aos livros de literatura adotados na etapa, procure adquiri-lo com antecedência, procure-os  na biblioteca da escola e/ou em livrarias ou quem sabe com um colega. Alguns livros estarãodisponíveis on-line. Observe os prazos dados para a leitura e para a confrência da leitura. Faça da narrativa uma feliz viagem!



Conteúdos



Distribuição dos Pontos
Leitura
Textos relacionados à  questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar.
Produção de texto
História em quadrinhos
O relato pessoal.
A carta pessoal e os gêneros digitais
O e-mail
O diário
Para escrever com expressividade
A descrição
A língua em foco
O substantivo
O adjetivo
Flexão dos substantivos e dos adjetivos
Artigo
Numeral
Interjeição
Preposição
De olho na escrita
Encontros vocálicos

1
Prova Parcial
10
2
Simulado
4
3
Prova Somativa
11
4
Produção de texto e atividades extraclasses
3,0
5
Dever de casa
2,0
6
Literatura
5,0
                         Total ...   ...   ...
35
Leituras Extraclasses

1) Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne, adaptação de Walcyr Carrasco. Editora Saraiva.

Data: 23 de junho de 2015.

2)  Miguel e o sexto ano,  de Lino Albergaria.Editora Scipione. .

3) Uma página de cada vez.Um diário diferente de Adam j. Kurtz. Editora Paralela.

.

ATIVIDADES DA SEGUNDA ETAPA

Queridos alunos,
Na etapa que se inicia vamos mergulhar com mais segurança nas atividades propostas.
Parabéns a todos que conseguiram deixar o blog completo e muito artístico. Algumas páginas estão tão lindas que gostaria que ficassem permanentemente em exposição.
Os livros escolhidos servirão de interessantes roteiros para as produções de textos e para o aprofundamento no conhecimento. Mas o mais importante é o mergulho que a literatura nos permite fazer na beleza e na arte.
A adoção do livro Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne, faz parte de um projeto interdisciplinar envolvendo  Ciências e Português. Muitas atividades serão feitas no decorrer da leitura do clássico. Todas as atividades serão postadas no blog. Fique ligado!
Todos os livros serão vendidos na escola.
Reserve o seu com a Silvia da biblioteca.
São eles:
Resultado de imagem para uma pagina de cada vez pdfMIGUEL E O SEXTO ANO - 1ª edição