segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atualizando o blog

Atenção turma!
Atualize seu blog.
Poste a biografia de Pedro Bandeira , Júlio Verne e Walcyr Carrasco.
Poste também a terceira produção de texto, baseada no "Circuito fechado".
Depois da conferência de leitura do Fantástico mistério de Feiurinha , é a vez de Viagem ao centro da Terra  , de Júlio Verne, adaptação de Walcyr Carrasco.
Fique ligado!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Literatura da Segunda Etapa

Olá turma,
na segunda etapa vamos acelerar nossas atividades de leitura. Sabemos que crescemos muito como leitores portanto, é necessário caminhar a passos largos.
Já estamos encerrando a leitura do Fantástico mistério de Feiurinha e iniciaremos, a seguir, a leitura de Viagem ao centro da Terra , de Júlio Verne e adaptação de Walcyr Carrasco.
A terceira leitura é do livro PIN. O livro será adquirido pela escola e o preço é surpreendente. Aguardem.
Desenvolveremos um belíssimo projeto em torno do livro e exploraremos o máximo da história. Conheceremos o autor... Serão muitas as emoções.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Homenagem às Mães - texto da autora Graça da Nóbrega Alves- Portugal

PARA AS MÃES:
Não se pode adiar o amor. Nem os gestos doces. Nem as palavras mansas. Nem os beijos. Não se pode lutar contra o calor do seu colo. Nem contra a força dos seus abraços. Nem contra o poder das suas palavras.
Não se pode perder tempo porque o tempo é curto, apesar da luz ser infinita. Por isso, é preciso dizer que a amamos, que reconhecemos os seus passos na noite, que ouvimos a sua voz mesmo quando ela (já) não está. Por isso, é preciso entender que o seu ventre continua a alimentar a nossa vida, que os seus olhos continuam a iluminar as nossas solidões, que o seu colo continua a proteger-nos dos pesadelos que nos atacam os sentidos.
Um dia, escrevi que as mães são beijos de Deus. Não me ocorre nada melhor, hoje. Hoje, queria saber escrever o sol e mostrar o seu calor; escrever paz e mostrar as suas asas: escrever beijo e ter o dom da cura; escrever flor e revelar a alegria colorida da meninice, da juventude, do ontem, do hoje e do amanhã; escrever gratidão e dizer o resto.
Não se pode adiar o amor. Nunca. É preciso dizer
- meu amor
a quem se ama. Chamar
- Mãe
e guardar no para sempre de nós, mesmo quando o tempo for de silêncio, a voz de Deus:
- vida da minha vida.
Não se pode adiar o amor. Nem os gestos bons. Nem os abraços. E todos os dias são dia das mães. Da minha que está ao pé de mim. E da sua que está mais perto dos anjos e que olha por si como se continuasse a ser um menino.
Não adie os beijos. Depois, pode ser demasiado tarde.
in JM 6/05

Funchal -  Ilha da Madeira - Portugal

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Luís da Câmara Cascudo (1898 - 1986)

O que você precisa saber sobre o autor .
O link abaixo , pode ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre Luís da Câmara Cascudo.
http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm

Aproveite para enriquecer seu blog.


Variação linguística- variedades regionais

A variedade linguística refere-se aos modos de falar de uma língua. Conhecer e reconhecer que a língua abriga diversos conjuntos de realizações possíveis dos recursos expressivos e entender que a variação linguística está à disposição do falante, é o objetivo do capítulo que iniciamos nesta etapa.
Aprofundar no estudo da língua é estar atento para a importância dos muitos falares de uma mesma língua. E está relacionado aos fatores sociais, como lugar de origem,classe social,idade , grau de instrução etc.
Vejam com atenção ao vídeo.
Da canção folclórica  intitulada " Cuitelinho" há várias gravações feita por cantores e duplas sertanejas.
Escolha uma e acompanhe a interpretação.Cuitelinho
 Cuitelinho é a designação que se dá ao beija-flor no Mato Grosso e nop Mato Grosso do Sul.